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Case Escelsa – IronPort

13/11/2009
Categoria: Cases

1. Desafio apresentado à Brasp A Escelsa e a Enersul buscavam uma solução para auxiliar no gerenciamento de 2.250 mil contas de e-mails internos, distribuídos em 4 servidores de email, que recebiam aproximadamente 2 Milhões de mensagens por dia, filtradas por software livre para antivírus e anti-spam. A infraestrutura apresentava uma baixa estabilidade e performance do gateway de email, que em situações anormais não conseguia lidar com a fila de emails recebidos. REQUESITOS: Appliance totalmente integrado com MTA de alta performance, com antivírus e anti-spam totalmente integrados, gerando somente a necessidade de uma atualização. 2. Descrição técnica A BRASP apresentou a solução IronPort, que concorreu com outras três empresas e foi escolhida por apresentar a solução com melhor performance e facilidade de implementação, atualizações e, principalmente, estabilidade. Foi implementado o equipamento por um período de teste. Antes da implementação do appliance da IronPort, a performance do gateway existente não conseguia lidar com a demanda de e-mails, além, é claro, do grande número de mensagens inválidas. Após esse processo de teste, a IronPort foi a solução escolhida, pois cumpria com todos os requerimentos que a Escelsa e a Enersul buscavam. A Escelsa e Enersul adquiriram o applianceC30 para proteger 2,250 usuários com os filtros de Anti-spam, antivírus, Content Scanning e os exclusivos Filtros de Reputação SenderBase. Graças às cinco camadas de proteção dos appliances C30 da IronPort, as mensagens são filtradas antes de chegarem ao firewall e deixaram de congestionar o tráfego de e-mails, tornando o ambiente de mensagens eletrônicas muito mais estável 3. Ganho percebido pelo cliente Segundo o último relatório mensal emitido pelo appliance, as empresas receberam mais de 22 milhões de emails, sendo que 88% das mensagens foram classificadas como ilegítimas e bloqueadas pelo SenderBase, filtro de reputação do IronPort, antes mesmo de entrarem na rede. Outras 10% das mensagens foram bloqueadas pelo filtro anti-spam e pelo filtro anti-vírus. Somente 2% das mensagens –440 mil –eram legítimas, e foram entregues aos usuários finais. Com os novos appliances da IronPort, a taxa de captura de spams chegou a mais de 98%, possibilitando, assim, o aumento da produtividade dos usuários e uma melhor administração de seus e-mails. 4. O cliente falou! De acordo com Wagner Cecato, “os usuários ficaram satisfeitos com a implementação dos filtros de controle e houve, inclusive, uma redução significativa do número de chamadas para o help desk, além de um considerável ganho de banda”.


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