Facebook
Twitter
Youtube

» Blog

Segurança da infraestrutura do servidor: o quão valioso é isso?

19/07/2018
Categoria: Segurança

Segurança do servidor. É uma grande coisa!

Mas não precisamos te dizer isso. Como líder de TI, você entende a função fundamental que a segurança da infraestrutura de servidores desempenha na transformação de TI de uma empresa. É uma prioridade máxima que é executada em todas as iniciativas de TI.

Os departamentos de TI de hoje lidam com várias coisas ao mesmo tempo, muitas vezes lutando para acompanhar as mudanças nas demandas de segurança. Eles devem garantir que seus sistemas estejam atualizados e aptos a executar neste ambiente em constante evolução. Não é uma tarefa fácil, considerando que a maioria está trabalhando com recursos limitados (menos funcionários, hardware desatualizado e confinamentos orçamentários).

A Dell EMC encomendou um estudo para aprofundar e obter uma melhor compreensão do valor da infraestrutura de servidores seguros. No estudo, a IDC entrevistou mais de 300 usuários de TI, de empresas de médio porte a grandes empresas. Os resultados lançam ainda mais luz sobre a importância crítica da segurança no nível de hardware / firmware. 

Especificamente, analisou:

  • Quem é responsável pela segurança da infraestrutura do servidor?
  • A maioria das organizações possui um plano de recuperação?
  • Quão importante é a segurança ao avaliar a infraestrutura do servidor?
  • Quanto valor é atribuído à parceria do fornecedor de TI?

Segurança de Infraestrutura - Quem é responsável?

Quase metade das empresas pesquisadas utiliza uma equipe dedicada responsável por fornecer segurança de infraestrutura de servidores. As empresas menores geralmente dependem de administradores de servidores para identificar problemas de segurança, enquanto organizações maiores dependem mais da equipe de segurança dedicada. Também é comum as empresas se apoiarem em seus fornecedores de TI para ajudar no monitoramento e recuperação.

Plano de recuperação

Quase 90% das empresas têm um plano de recuperação documentado (nota lateral: se você está nos 10% que não, o que você está esperando?). Mas, mesmo assim, alguns dos planos são incompletos ou não incorporam todos os aspectos da recuperação. Historicamente, o foco tem sido a segurança de aplicativos e de servidores de rede, mas a ascensão de sofisticados ataques centralizados em hardware de baixo nível, geralmente resultantes de vulnerabilidades no sistema operacional, está mudando isso. Quase metade das empresas pesquisadas experimentou um ataque de hardware / firmware ou uma violação no passado.

Importância de Escolher a Infraestrutura de Servidores Correta

Dada a importância de proteger os dados, não é de se estranhar que a segurança “ocupe o primeiro lugar na avaliação da compra de infraestrutura de servidores e recursos / funções.” [I]  Os entrevistados classificaram a segurança de hardware como a mais importante - ainda mais que o custo total de operações. Quando se tratava de prioridades para selecionar servidores, a segurança do firmware e dos patches ocupava o primeiro lugar.

[i] Fonte: um white paper da IDC, patrocinado pela Dell EMC; Nadkarni, Ashish; O valor de uma infra-estrutura de servidor seguro.


Aqui está Chris Marsh, vice-presidente de tecnologia da Golden Frog, 
sobre a função crucial que o hardware seguro desempenha em seus negócios e por que escolheram os servidores PowerEdge.

Fornecedores de TI, uma parceria baseada na confiança

As empresas valorizam muito seus relacionamentos com fornecedores de TI, especialmente quando se trata de segurança. Os fornecedores devem criar segurança em todas as etapas do projeto, incluindo hardware e firmware. Os departamentos de TI confiam neles para identificar e corrigir proativamente os bugs do firmware e, se necessário, restaurar para um bom estado conhecido.

Quando se trata de segurança, é crucial que os fornecedores suportem seus produtos. Eles também devem desempenhar um papel ativo no monitoramento do servidor quanto a violações. Embora isso não afaste a função de monitoramento do departamento de TI da empresa, ela adiciona uma camada extra de proteção e, portanto, um maior nível de segurança.

Se surgir um problema de segurança, o fornecedor precisa estar trabalhando com a organização para recuperá-lo, reconhecendo o problema e tomando providências para garantir que isso não aconteça novamente.

Os fornecedores também podem ajudar na manutenção preventiva, novamente elogiando o que o departamento de TI está fazendo. Repetidamente, as empresas enfatizam a importância de desenvolver um alto nível de confiança com seus fornecedores de TI. Essas relações são fundamentais.

A segurança desempenha um papel crítico na transformação de TI de uma organização. A maioria dos departamentos de TI percebe isso e dá muita importância a garantir que eles tenham um plano de recuperação, escolhendo a infraestrutura de servidor adequada e mantendo um relacionamento próximo com seus fornecedores de TI.

Para ler a análise completa e comparar como a segurança do seu servidor é medida para os pesquisados, baixe o white paper completo da IDC, O valor de uma infra-estrutura de servidor seguro.

.

 [1] Fonte: um white paper da IDC, patrocinado pela Dell EMC; Nadkarni, Ashish; O valor de uma infra-estrutura de servidor seguro.

Fonte da Matéria (em inglês): https://blog.dellemc.com


Novidades

Cadastre-se na Newsletter Brasp

Localização

Matriz - Av. Fernando Ferrari, 1080, SL502, Mata da Praia
Vitória - ES / CEP:29066-380
Filiais - Rio de Janeiro | São Paulo | Campinas | Ribeirão Preto | Bauru | São José do Rio Preto | Piracicaba | Uberlândia
Brasp nas redes sociais
4007-2707 (Toll Free)
ou 27 2122-2700
Brasp
Facebook
Twitter
Youtube
Brasp © 2018 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem

Brasp © 2018 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem